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Pix Automático pode levar streaming e SaaS a 60 milhões de brasileiros

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    Da Redação com Assessoria
  • há 2 minutos
  • 2 min de leitura

O Pix Automático, nova funcionalidade de pagamentos recorrentes do sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, está disponível a partir de hoje para pessoas físicas e jurídicas no país. Criado em 2020 pelo Banco Central do Brasil, o Pix já é utilizado por 91% da população adulta do país. Com o Pix Automático, espera-se que empresas digitais globais, especialmente as que têm modelos por de assinatura, ampliem seu alcance para novos consumidores no país.


O EBANX, empresa global de tecnologia especializada em soluções de pagamento para mercados emergentes, já está integrado ao Pix Automático e pronto para conectar seus merchants à nova funcionalidade a partir de hoje. Plataformas globais de streaming e empresas de SaaS estão entre os primeiros clientes da fintech a integrar a novidade em seus checkouts por meio da solução do EBANX.


Mais de 170 milhões de pessoas usam o Pix, segundo o Banco Central do Brasil. Ao mesmo tempo, 60 milhões de brasileiros não possuem cartão de crédito. Dessa forma, o Pix Automático cria mais acesso e novas oportunidades de receita. Para empresas que dependem de pagamentos recorrentes e atualmente contam apenas com cartões de crédito como opção de pagamento, o lançamento do Pix Automático abre uma oportunidade significativa de crescimento no Brasil.


De acordo com dados da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI) presentes no estudo Beyond Borders 2025 do EBANX, o Pix Automático pode gerar mais de US$ 30 bilhões em pagamentos recorrentes online em dois anos. "O novo recurso recorrente do Pix é a chave para democratizar o acesso aos serviços de assinatura, permitindo um controle financeiro sem precedentes para milhões de brasileiros", afirma Eduardo de Abreu, VP de Produto do EBANX.


Crescimento do e-commerce

Com a nova funcionalidade de recorrência, a projeção é que o Pix ultrapasse os cartões de crédito como o método de pagamento mais utilizado no comércio digital brasileiro até o final de 2025. O sistema já é o método de pagamento que mais cresce para compras online, considerando mercados emergentes na América Latina, África, Sudeste Asiático e Índia, com uma taxa de crescimento anual de 35% até 2027, segundo projeções da PCMI.


Esse crescimento está relacionado ao lançamento de hoje. "Setores com baixa participação do Pix no volume de transações devem sofrer uma mudança nos próximos anos", projeta Abreu, do EBANX. Para empresas de SaaS e streaming, o Pix representa 13% e 2% de todo o volume transacionado online, respectivamente. A média em todas as verticais é de 40%. Esses dois setores ainda são dominados por cartões de crédito, com participação de 79% para empresas de streaming e 86% para SaaS.


“Não se espera que o volume de cartões diminua em setores onde os pagamentos recorrentes são essenciais, mas sim que cresça junto com o mercado em geral”, afirma o VP de Produto do EBANX. Segundo a PCMI, o e-commerce brasileiro deve crescer 40% nos próximos dois anos, representando um adicional de US$ 167 bilhões em volume de compras online.

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