top of page

Três livros, um propósito comum: transformar a educação pela prática e pela sensibilidade

  • Foto do escritor: Editor Paranashop
    Editor Paranashop
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 2 dias

Obras serão lançadas em Curitiba no dia 26 de julho, com presença das autoras

Três livros sobre educação lado a lado em uma mesa, com elementos escolares ao redor, representando sensibilidade e inovação no ensino.

A Editora Rotas chega ao Paraná com um convite ao pensamento pedagógico contemporâneo. No dia 26 de julho, das 14h às 18h, o espaço Casa di Angel, em Curitiba, será palco do lançamento de três obras que, cada uma à sua maneira, provocam uma revisão sobre os caminhos da Educação nos primeiros anos escolares. São livros que dialogam com diferentes etapas do desenvolvimento infantil e com distintos campos do saber — da Matemática à linguagem, passando pelos cuidados essenciais com os bebês. O ponto de convergência é a valorização de uma prática educativa fundamentada, sensível e conectada às necessidades reais das crianças e dos educadores.


Com diferentes vozes e experiências, as autoras partem de um incômodo comum: a distância entre o que se faz na escola e aquilo que as crianças de fato precisam para se desenvolver de forma plena. As obras que serão lançadas — Aventura Matemática para Grandes Exploradores, Educação Infantil de 0 a 3 anos e Palavras que transformam — oferecem muito mais do que métodos. São reflexões sustentadas por anos de experiência, estudo e escuta, voltadas a quem deseja pensar a Educação para além das fórmulas prontas.


A Matemática como experiência concreta e criativa


Em Aventura Matemática para Grandes Exploradores – Aquisição em Letramento Matemático e Experiências para Educação Infantil e Anos Iniciais, Ana Maria Petraitis Liblik, Janaína Alencar e Heide Umlauf propõem uma abordagem prática e consistente para transformar o ensino da Matemática. O livro reúne referenciais teóricos clássicos e atuais, metodologias ativas e propostas baseadas em jogos e experiências manipulativas, valorizando o protagonismo infantil. Longe de receitas prontas, a obra oferece um repertório que dialoga com a Base Nacional Comum Curricular e convida educadores, pedagogos e gestores a criarem aulas mais envolventes, conectadas com o cotidiano das crianças.


Mais do que suprir lacunas na formação docente, o livro busca fortalecer práticas pedagógicas fundamentadas e possíveis, promovendo um ensino da Matemática que desperte o prazer pela descoberta. Ao defender a sala de aula como espaço de experimentação e partilha de saberes, as autoras apontam caminhos para tornar o processo de aprendizagem mais concreto, autêntico e significativo.


O bebê como sujeito: autonomia, escuta e liberdade de movimento


Com abordagem sensível, o livro Educação Infantil de 0 a 3 anos: construindo relações seguras e oferecendo liberdade às brincadeiras e movimentos, organizado por Karina Recktenvald e Patrícia Laurindo, traz ao centro do debate educacional uma etapa ainda pouco contemplada nas políticas públicas e na formação docente: a educação dos bebês. A obra reflete sobre práticas cotidianas que, embora comuns, muitas vezes ignoram as necessidades específicas da primeira infância.


Ao discutir temas como motricidade livre, autonomia, cuidados corporais e o valor do brincar não dirigido, o livro questiona práticas consolidadas, como a antecipação de marcos motores ou a condução mecânica dos momentos de alimentação e higiene. É uma leitura essencial para profissionais da creche, gestores e também para famílias, que encontrarão ali fundamentos sólidos para pensar a criança pequena como um indivíduo de direitos, com voz, tempo e ritmos próprios. Em um cenário de rotinas apressadas e práticas padronizadas, a obra convida à pausa, à observação e ao respeito.


Palavras que constroem sujeitos e sociedades


Em Palavras que transformam: práticas de alfabetização e letramento, Sandra Bozza e Paty Fonte compartilham o resultado de décadas de experiência em escolas públicas e privadas, aliando teoria e prática em uma proposta que recoloca o texto significativo no centro da aprendizagem. Para as autoras, alfabetizar é muito mais do que ensinar códigos. É formar leitores críticos e escritores conscientes, capazes de compreender e transformar o mundo.

O livro apresenta atividades didáticas conectadas à realidade dos alunos, com produção textual mediada, análise linguística contextualizada e ênfase na função social da leitura e da escrita. Um dos diferenciais é a integração de QR Codes que levam a vídeos exclusivos, onde as autoras aprofundam os conceitos propostos e dialogam diretamente com os educadores. A obra desafia práticas ainda muito comuns, como a fragmentação do ensino da língua, e propõe um olhar mais integral, engajado e afetuoso para o processo de alfabetização.

Livros sobre educação

Os livros estarão à venda no site da Editora Rotas (https://editorarotas.com.br/).


Sobre a Editora Rotas


Com sede em Vila Velha, Espírito Santo, a Editora Rotas é o lugar onde educadores e pensadores transformam sua experiência em legado. Com lançamentos que valorizam a infância, a educação e o protagonismo de quem ensina, a Rotas conecta histórias inspiradoras a leitores apaixonados por aprendizagem e inovação.


Serviço

Lançamento de livros da Editora Rotas

Data: 26 de julho (sábado) das 14h às 18h

Local: Casa di Angel – Rua Gonçalves Dias, 308, Batel, Curitiba

Entrada gratuita

留言


bottom of page