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iFood MOVE impacta 0,64% do PIB do Paraná e destaca marmitas como tendência em 2024

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    Editor Paranashop
  • há 3 horas
  • 4 min de leitura
  • Pesquisa FIPE posiciona o estado como o segundo maior em participação do Efeito iFood no PIB estadual, atrás apenas de São Paulo;

  • No app, o consumo de marmita lidera crescimento de pedidos no Paraná com alta de 33,85% em 2024

  • Maquinona iFood Pago expande atuação para capital paranaense. A expectativa é alcançar 454 restaurantes ativos até março de 2026;

  • Super Restaurantes do iFood são reconhecidos em premiação nacional que destaca os melhores do delivery no país. Confira o finalista do Paraná.


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Durante a segunda edição do iFood MOVE - maior evento do setor de restaurantes da América Latina, que reúne empreendedores e profissionais do setor – o iFood divulgou uma série anúncios sobre seu impacto na economia do Paraná, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e também revelou dados do app que apresentam o consumo da plataforma no estado. Já a Maquinona iFood Pago, solução financeira do ecossistema, dá mais um passo em sua expansão pelo país. A expectativa é alcançar 454 restaurantes ativos operando com a solução até março de 2026. Confira detalhes: 


Efeito iFood na economia paranaense


Os dados da nova edição da pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o impacto econômico e social do iFood no país revelam o forte crescimento da plataforma no Paraná. De acordo com o estudo, apresentado durante o iFood MOVE 2025, as atividades do iFood foram responsáveis por movimentar R$ 4,6 bilhões em 2024, correspondendo a 0,64% do PIB paranaense, registrando um crescimento robusto de 33% entre 2022 e 2024 e posicionando o estado em segundo lugar entre os estados com maior representação do efeito iFood no PIB estadual, atrás apenas de São Paulo. O iFood também foi responsável pela criação de 66 mil postos de trabalho diretos e indiretos no estado. 


Os números consolidam o Paraná no ecossistema nacional do iFood, demonstrando a relevância estratégica do mercado paranaense para o crescimento da empresa. A região Sul representa 14,4% do PIB nacional movimentado pelo iFood em 2024. O crescimento no Paraná reflete a expansão nacional da plataforma, que movimentou R$ 140 bilhões em todo o país no ano passado, correspondendo a 0,64% do PIB brasileiro. A pesquisa também demonstra como o iFood se tornou um motor de desenvolvimento econômico local, fortalecendo a cadeia produtiva do estado e gerando oportunidades de trabalho e renda para milhares de pessoas no estado. 


Tendência de Consumo: marmita lidera crescimento de pedidos no Paraná com alta de 33,85% em 2024


Durante o evento iFood MOVE, a plataforma também revelou dados sobre as categorias, horários e datas sazonais que tiveram maior crescimento de consumo no último ano. Em uma comparação entre 2024 e o ano anterior, o consumo dos paranaenses no iFood aponta uma forte tendência para pedidos de marmita, que passaram de 4,27 milhões para 5,72 milhões de pedidos, registrando um aumento de 33,85%. 


A categoria Açaí (+30,84%) foi a segunda com maior crescimento percentual no estado, seguida por Padaria com alta de 29,53% e Japonesa (+21,09%). A categoria Lanches continua sendo a mais pedida e teve um crescimento expressivo de 21,70%, com mais de 19,9 milhões de pedidos em 2024. Outras categorias também apresentaram avanços relevantes, como Pizza (+19,34%), Doces & Bolos (+18,49%), Brasileira (+12,95%) e Árabe (+10,96%). Além disso, a culinária Italiana apareceu pela primeira vez entre as principais categorias no estado, com mais de 1,26 milhão de pedidos em 2024.


Confira abaixo o ranking das categorias com mais volume de pedidas no Paraná no iFood:


  1. Lanches – 19,9 milhões

  2. Pizza – 7,7 milhões

  3. Brasileira – 6,5 milhões

  4. Marmita – 5,7 milhões

  5. Japonesa 3,5 milhões

  6. Açaí – 2,8 milhões pedidos

  7. Doces & Bolos – 1,8 milhões

  8. Padaria – 1,4 milhões

  9. Árabe – 1,4 milhões

  10. Italiana – 1,2 milhões


Chegada Maquinona em Curitiba


O iFood Pago, a solução financeira do ecossistema iFood, dá mais um passo em sua expansão pelo país com a chegada da Maquinona iFood Pago a Curitiba, que já está em operação em 132 restaurantes da região. Em mais um passo em sua expansão pelo país, a solução já está presente em 47 marcas e 132 restaurantes da capital paranaense. A expectativa é alcançar 454 restaurantes ativos até março de 2026. 


Em outras capitais - como São Paulo, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte - a Maquinona iFood Pago já demonstrou resultados expressivos. Desde o lançamento, movimentou mais de R$ 724 milhões em volume transacionado (TPV) e identificou mais de 550 mil usuários únicos. Os restaurantes parceiros relataram, em média, um aumento de 12% nas vendas, com cases de até 40% e uma taxa de retorno 2,5 vezes maior entre clientes impactados pelas ações de fidelização. 


Prêmio Super Restaurante seleciona os melhores estabelecimentos do Paraná


O segundo dia do evento também é marcado pelo Prêmio iFood Super Restaurantes, criado para celebrar a excelência dos parceiros iFood, reconhecendo os melhores restaurantes com Selo Super do Brasil. O selo é uma recompensa mensal que destaca os estabelecimentos que entregam uma excelente experiência aos clientes no delivery, em todo o Brasil. Para conquistar o selo, o restaurante deve ter avaliação superior a 4,7, taxa de reclamação inferior a 1% e taxa de cancelamento inferior a 0,9%. 


A Mr. Piggy Marmitaria, referência em delivery de marmitas em Curitiba (PR), é uma das finalistas do Prêmio iFood Super Restaurantes. Fundada em 2019 por Meiryane e sua irmã como uma solução para complementar a renda da família, a empresa começou de forma modesta, vendendo apenas algumas marmitas por dia, mas cresceu exponencialmente com o apoio do iFood. Hoje, com duas unidades físicas, elas entregam cerca de 800 marmitas diariamente, e o delivery, que representa 80% do faturamento, é o principal canal de interação com os clientes. “O iFood nos deu visibilidade, credibilidade e escala, facilitando o acesso ao cliente final com praticidade. Em 5 anos, crescemos mais de 1.500%, saindo de 50 marmitas por dia para a operação atual.”


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