Curso online gratuito sobre Anne Frank
- Editor Paranashop
- 18 de out.
- 3 min de leitura
Oferecido pelo Instituto Plataforma Brasil, material é destinado a formar educadores que fazem a mediação da exposição “Lendo e Escrevendo com Anne Frank”

Para marcar o Dia do Professor (15 de outubro), o Instituto Plataforma Brasil (IPB) lança o curso online “Lendo e Escrevendo com Anne Frank”, destinado a educadores e educadoras que fazem a mediação da exposição física homônima. Tratam-se de vídeos especialmente produzidos para o curso, que dão o embasamento necessário para uma rica mediação sobre o tema. O curso é gratuito.
O foco é capacitar os participantes para tratar o tema principal, que é o incentivo à leitura e à escrita a partir do exemplo de Anne enquanto escritora. “É uma oportunidade de inspirar jovens a refletirem sobre respeito e liberdade por meio das palavras, transformando a leitura em consciência e a escrita em ação”, diz a presidente do IPB, Joëlke Offringa.
O IPB é o representante oficial no Brasil da Anne Frank House, entidade fundada por Otto Heinrich Frank, pai de Anne. Existem exposições sobre Anne Frank, organizadas pelo IPB e seus núcleos de Minas Gerais e Piauí, que circulam o país em escolas e demais espaços educativos e culturais.
O curso está disponível no Campus Anne Frank, a área logada de cursos do Centro Anne Frank Educação, uma plataforma educacional gratuita do Programa Educativo Anne Frank. Apoiada no tripé Recordar/Refletir/Reagir como princípio pedagógico, a plataforma disponibiliza materiais que, além de sensibilizar, engaja os jovens num processo que se inicia com o respeito pelas singularidades e com a valorização da diversidade.
Você pode acessar o curso por meio deste link: https://online.ipbrasil.org/cursos
Anne Frank
A história da jovem Anne Frank é conhecida em todo o mundo. Durante a 2ª Guerra Mundial ocorria o Holocausto em países da Europa, com perseguição de judeus e outros grupos vulnerabilizados. A família de Anne era judia. Para se esconderem dos alemães nazistas, ela, seus familiares e amigos ficaram abrigados no sótão de uma casa, em Amsterdam (Holanda). Anne tinha um diário e relatava o que ocorria no local onde estavam sobrevivendo. Entretanto, após dois anos escondidos, eles foram delatados e enviados para campos nazistas. De todos que residiram no esconderijo, apenas o pai de Anne sobreviveu. Ao encontrar o diário da filha, resolveu publicá-lo e a obra se transformou em um dos livros mais lidos do mundo, o “O Diário de Anne Frank”.
O conteúdo do curso e os vídeos foram produzidos por:
Jurmet Huitema-de Waal
Coordenadora de Projetos Educacionais na Anne Frank House, em Amsterdã (Holanda). Atua no desenvolvimento e implementação de programas internacionais voltados à educação para os direitos humanos, combate à discriminação e preservação da memória de Anne Frank. Tem ampla experiência em projetos de formação docente e na adaptação da metodologia da Anne Frank House a diferentes contextos culturais.
Andréa Cristina Ferreira de Almeida
Graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicopedagogia, iniciou sua trajetória na educação pública em 1992, ao ser aprovada em concurso e assumir o cargo de professora do ensino fundamental na Rede Municipal de Belo Horizonte. Com 27 anos de experiência, atuou na coordenação de projetos pedagógicos, direção de escolas de ensino fundamental e educação infantil, e integrou a Equipe de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência da Regional Pampulha.
Foi uma das fundadoras do trabalho com o legado de Anne Frank na Escola Municipal Anne Frank, de onde surgiu o Núcleo Anne Frank Minas Gerais. Atualmente, é secretária e coordenadora de projetos do Núcleo.
Sandra Mara de Oliveira Vicente
Professora aposentada das redes municipais de Belo Horizonte e Contagem, Sandra Mara foi a vencedora do 1º Prêmio Anne Frank de Direitos Humanos no Brasil, em reconhecimento à sua atuação transformadora ao longo de 27 anos como professora e diretora da Escola Municipal Anne Frank. É fundadora e atual presidente do Núcleo Anne Frank Minas Gerais.
Autora das obras “Reflexões para o Ensino do Holocausto: Memória, Educação Cidadã e Direitos Humanos” e “Aprendendo com Anne Frank – Histórias que Ensinam Valores”, produzidas em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a educação inclusiva, a valorização da memória e a promoção da cultura de paz.
Moacir Fagundes de Freitas
Mestre em História, educador e autor da metodologia do “Boneco Espelhado”, voltada ao desenvolvimento da empatia e do reconhecimento das diferenças a partir da perspectiva de Anne Frank e dos direitos humanos. Foi também um dos iniciadores do trabalho com Anne Frank na Escola Municipal Anne Frank, em Belo Horizonte, e coautor da história em quadrinhos “Anne Frank no Bairro Confisco”, criada com os alunos da escola.
O projeto, que estimulou os estudantes a resgatar a identidade comunitária do bairro por meio das histórias de mulheres da vizinhança, foi vencedor do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, concedido pelo Ministério da Educação em 2017.
Instituto Plataforma Brasil



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