Brindou, devolveu: Heineken incentiva práticas sustentáveis no Festival de Jazz da Ilha do Mel com projeto de retornabilidade
- Editor Paranashop
- há 8 horas
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Marca, patrocinadora oficial da Ilha e do evento, convida o público a consumir de forma consciente e circular
A Heineken é patrocinadora oficial da 11ª edição do Festival Jazz A Gosto, um dos eventos culturais mais importantes do inverno paranaense que acontece aos fins de semana durante todo o mês de agosto na Ilha do Mel, no Paraná. Com uma programação gratuita de shows ao ar livre, a marca, parceira da ilha, aproveita a afluência de milhares de pessoas para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e o consumo responsável, principalmente por meio de seu projeto de retornabilidade de garrafas long neck — uma solução que alia eficiência operacional, impacto positivo e engajamento da comunidade local.
Todos os pontos de venda (PDVs) da Ilha do Mel, como bares, restaurantes e mercados já estão trabalhando exclusivamente com garrafas long necks retornáveis.
A presença da Heineken no evento impulsiona ativamente a economia circular por meio de uma mensagem que engaja o público na devolução das embalagens, apoiada por uma robusta operação de logística reversa, inovação sustentável para pontos de venda da marca, iniciada na região Sul em 2023. Esse sistema garante que as embalagens retornáveis sejam eficientemente recolhidas, higienizadas e reintroduzidas no ciclo de produção. Essa iniciativa está alinhada com a meta de Green Your City – plataforma de cultura e sustentabilidade da Heineken – que ambiciona atingir 80% de circularidade em suas embalagens de vidro até 2030.
Para essa ativação, os PDVs e recolha estão sinalizados, assim como as mensagens educativas sobre o ciclo da embalagem retornável. A marca também convida o público a se integrar à iniciativa com um gesto simples e impactante: brindou, devolveu. Além de evitar o descarte incorreto, o retorno das garrafas contribui não só para diminuir as emissões de carbono (CO₂) da cadeia produtiva, como também minimiza o uso de recursos naturais ao eliminar a necessidade de produzir novas embalagens.
A Ilha do Mel, já reconhecida por seu cuidado ambiental e apelo turístico, se consolida também como palco de soluções concretas no cumprimento da agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
“É um prazer estar presente no Festival, não só nos bares, mas também com ações de impacto. Acreditamos que a Ilha do Mel se tornou uma vitrine modelo de como o sistema de retornabilidade pode funcionar com excelência, graças ao envolvimento da comunidade, das pousadas e dos catadores locais. Nosso objetivo é expandir esse modelo para outras regiões do Brasil”, comenta Igor de Castro, diretor de comunicação e branding da Heineken.
Sobre Green Your City
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:
Energia Verde*: 50% dos pontos de venda de Heineken® em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken® serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. 90% da população conectada impacta a internet anualmente pela mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.
*Energia verde = energia renovável.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).
Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Skinka e Água Schin.
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