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ChatGPT entra no ranking das marcas mais valiosas em 60º lugar

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    Da Redação com Assessoria
  • há 6 minutos
  • 4 min de leitura

A estreante foi avaliada em US$ 43,5 bilhões; Apple mantém o primeiro lugar com US$ 1,3 trilhão

 

ChatGPT entra no ranking das marcas mais valiosas em 60º lugar

As Marcas Globais Mais Valiosas alcançaram o valor de US$ 10,7 trilhões em 2025, segundo a 20ª edição do Kantar BrandZ Global, um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. Desde 2006, mais de US$ 9,3 trilhões foram adicionados ao Top 100 Global da Kantar, empresa global de dados e insights de marketing.


A Apple mantém a sua posição no topo pelo quarto ano com um valor de marca de US$ 1,3 trilhão, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. A única a chegar ao trilhão de dólares, ela representa mais de 12% do valor total do ranking.


A edição de aniversário de 20 anos mostra que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo: aquelas que desafiaram e transformaram suas categorias representam 71% do valor total do Top 100 desde 2006. Algumas representantes neste ano são as estreantes Stripe, plataforma de serviços financeiros, Chipotle, rede de restaurantes, (nas posições 85 e 86, avaliadas em US$ 26,127 e US$ 26,125 bilhões respectivamente) e ChatGPT, em 60º lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhões.


“As marcas inovadoras acompanham as necessidades dos consumidores ou as redefinem inteiramente e têm remodelado o Top 100 Global nas últimas duas décadas. As mais bem-sucedidas, por exemplo, como Apple, Amazon, Google e Microsoft, há muito se afastaram da sua base de produtos original”, afirma Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil.


Segundo Souza, a ascensão dramática do ChatGPT mostra como uma marca pode ganhar fama e influenciar a sociedade a ponto de mudar as nossas vidas diárias. “Mas com a concorrência acelerada da IA generativa, a OpenAI precisará investir na sua marca para preservar o seu impulso como pioneira”, diz.


De acordo com a Kantar, marcas são construídas com base na exposição e nas experiências contínuas. Portanto, as mais bem-sucedidas são consistentes nas suas mensagens e reconhecem os seus valores intangíveis na mente dos consumidores.


“As empresas mais inteligentes diferenciam as suas marcas a ponto de os consumidores estarem dispostos a pagar um valor premium, porque conseguem manter ou sobreviver a aumentos de preços sem prejudicar a procura. Isto é crucial para proteger as margens quando enfrentam pressões externas”, afirma Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.


Marcas de tecnologia no topo

Além da Apple, outras marcas de tecnologia tomaram conta do top 5, com Google (US$ 944 bilhões, crescimento de 25%), Microsoft (US$ 884 bilhões, +24%), Amazon (US$ 866 bilhões, +50%) e NVIDIA (US$ 509 bilhões, +152%).


Instagram e TikTok são dois destaques das 10 primeiras marcas, registrando um crescimento impressionante de 101% e 25%, respectivamente. Elas refletem a influência contínua das redes sociais na formação dos hábitos dos consumidores e na entrega de vendas de comércio eletrônico direto ao consumidor para marcas e influenciadores globalmente.


“Em um mundo de saturação digital e expectativas cada vez mais exigentes dos consumidores, as marcas precisam atender às necessidades das pessoas, conectar-se emocionalmente com elas e oferecer algo que outros não oferecem para ter sucesso”, explica Souza. “Elas precisam ser não apenas diferentes, mas significativamente diferentes. O domínio de marcas como Apple, Instagram e McDonald’s sublinha o poder de uma experiência de marca consistente com a qual as pessoas podem se relacionar e lembrar.”

Confira abaixo o TOP 10 completo.


Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2025

 

Classificação 2025

Marca

Valor da Marca 2025 (US$)

Variação Anual (%)

1

Apple

1,29 trilhão

28%

2

Google

944,1 bilhões

25%

3

Microsoft

884,8 bilhões

24%

4

Amazon

866,1 bilhões

50%

5

NVIDIA

509,4 bilhões

152%

6

Facebook

300,6 bilhões

80%

7

Instagram

228,9 bilhões

101%

8

McDonald’s

221 bilhões

0%

9

Oracle

215,3 bilhões

48%

10

Visa

213,3 bilhões

13%

 

Outras tendências do ranking de 2025

As marcas dos EUA agora compreendem 82% do valor total do Top 100 Global, em comparação com 63% em 2006, mas há um aumento entre as marcas chinesas: elas duplicaram o seu valor ao longo dos últimos 20 anos, representando 6% do valor total deste ano. Enquanto isso, marcas europeias representam apenas 7%, uma queda considerável dos 26% em 2006.

 

Fora dos EUA, algumas marcas foram destaque: o Spotify da Suécia, que reentrou no Top 100 Global na posição 76 (US$ 29,6 bilhões); a Airtel da Índia, marca de telecomunicações de crescimento mais rápido no mundo chega ao 66º lugar (US$ 37,1 bilhões); a argentina Mercado Libre, a única marca da América Latina no Top 100 Global em 50º (US$49,8 bilhões); a espanhola Zara, que subiu cinco posições para 65º (US$ 37,2 bilhões); e o RBC do Canadá, que registou o maior crescimento anual de valor de marca (43%) de qualquer marca de serviços financeiros fora dos EUA, na 59ª posição (US$ 44,1 bilhões).

 

O varejo continuou a sua subida pós-pandemia, com o valor total do setor crescendo 48%, à medida que o comércio eletrônico e as marcas próprias criam valor para os consumidores em tempos de inflação.

 

Em contraste, os valores das marcas em categorias de consumo como vestuário (0%), alimentos e bebidas (-1%) e cuidados pessoais (-5%) permaneceram estáveis ou diminuíram, embora marcas como Uniqlo, Coca-Cola e Dove estejam crescendo e superando concorrentes.

 

Já bebidas alcoólicas (-11%) têm estado sob pressão devido à redução do consumo, especialmente entre as gerações mais jovens que se concentraram mais na saúde e bem-estar, incluindo o aumento do consumo de bebidas com baixo/nenhum teor de álcool. A fragmentação entre destilados e cervejas artesanais também influencia na diluição das marcas mais tradicionais desse setor. Duas marcas brasileiras estão presentes no top 20 dessa categoria, com Brahma (9º lugar, US$ 6,6 bilhões) e Skol (12º lugar, US$ 6,1 bilhões), crescendo duas posições cada.

 

O setor de luxo, um dos poucos setores que cresceram durante os anos de pandemia, caiu 2% em 2025. Isso deve-se em parte à menor procura na China, onde o questionamento sobre as exibições de riqueza e extravagância mudou a preferência dos consumidores para experiências em vez de símbolos de status.

 

Clique em www.kantar.com/campaigns/brandz/global para baixar o relatório completo do Kantar BrandZ Global 2025.

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