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McLaren começa com o pé direito em Spielberg

  • Foto do escritor: Da Redação com Assessoria
    Da Redação com Assessoria
  • há 1 hora
  • 3 min de leitura

O primeiro dia de treinos para o GP da Áustria viu a McLaren brilhar, com Lando Norris (1min04s580) e Oscar Piastri (1min04s737) liderando a tabela de tempos na segunda sessão, a mais representativa de uma sexta-feira. Apenas um outro piloto conseguiu superar a barreira de 1min05s, Max Verstappen, com tempo de 1min04s898.



Vale observar que, no TL1, Alex Dunne estreou em um evento de F1, pilotando a McLaren de Norris. Foi a primeira vez que um irlandês participou de uma sessão da Fórmula 1 desde que Ralph Firman pilotou no GP do Japão em 2003, sua primeira e única temporada com a Jordan Grand Prix.


O DIA NA PISTA


Todos os três compostos foram utilizados durante os 120 minutos de pista. 17 dos 20 carros em ação utilizaram um conjunto de Duros, com os únicos que não testaram o C3 sendo Max Verstappen e a dupla da Haas com Esteban Ocon e Ollie Bearman.


A utilização dos pneus foi distribuída de forma bastante homogênea: 494 voltas (38%) com o Médio, 463 (35,62%) com o Macio e 343 (26,38%) com o Duro.


SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE DA PIRELLI


“O primeiro dia praticamente confirmou nossas expectativas anteriores. Em uma pista que já estava bem emborrachada, apesar da chuva que caiu ontem à tarde e à noite, a evolução da performance foi limitada ao longo do dia. Em comparação com o mesmo dia no ano passado, é preciso ter em mente que, em 2024, esse foi um fim de semana de Sprint, enquanto este ano as equipes têm três horas completas de treinos livres antes que as regras do parque fechado entrem em vigor. Além disso, as temperaturas de hoje foram cinco graus mais baixas, mesmo que devam aumentar no restante do fim de semana, especialmente no domingo. É por isso que os tempos mais rápidos desta tarde estão alinhados com o tempo da pole position de 2024 e já estão próximos de nossas simulações (1min04s).


Hoje, o delta entre os compostos também correspondeu às nossas expectativas, com cerca de dois décimos entre o Duro e o Médio – embora esse seja um número extrapolado, já que não tivemos uma comparação direta – e meio segundo entre o Médio e o Macio. O mesmo se aplica à degradação dos pneus, considerando as temperaturas esperadas para o dia da corrida.


Foi interessante ver os três compostos em ação, apesar de acreditarmos que o Duro e o Médio serão as escolhas mais populares para a corrida. Hoje, o Macio funcionou bem, mesmo em stints longos, e os pilotos conseguiram marcar bons tempos em uma segunda e até mesmo em uma terceira volta, mas temos que ter em mente que deve estar muito mais quente no domingo.”



FÓRMULA 2


Leonardo Fornaroli, da Invicta Racing, garantiu sua segunda pole da temporada. O italiano marcou o tempo de 1min15s229, superando Victor Martins (ART Grand Prix) por apenas 0s014. Richard Verschoor (MP Motorsport) completou o "pódio" da classificação, com os três primeiros colocados separados por apenas 24 milésimos de segundo.


Os compostos escolhidos para o fim de semana em Spielberg são, mais uma vez, os dois mais macios da gama. O asfalto da pista austríaca é muito abrasivo devido à sua idade, mas isso não afeta o desgaste dos pneus. Na verdade, há bastante aderência, já que a pista é usada regularmente e, portanto, está bem emborrachada. Todos os pilotos usarão o pneu com faixa vermelha na corrida sprint. Na corrida principal, duas estratégias podem entrar em jogo. No papel, a mais rápida é usar o pneu macio seguido do supermacio. Mas no ano passado, 13 pilotos largaram com o supermacio, aproveitando não apenas uma melhor aderência na largada, como também um pit stop gratuito quando o Safety Car entrou na pista no instante em que a janela de troca de pneus obrigatória foi aberta. Por isso, não é inconcebível que alguns pilotos apostem na mesma estratégia este ano.


FÓRMULA 3


Nikola Tsolov (Campos Racing) é o pole-position em Spielberg. O piloto búlgaro registrou em sua melhor volta a marca de 1min20s743, classificando imediatamente a frente do americano Brad Benavides (AIX Racing, 1min20s919) e do dinamarquês Noah Stromstedt (Trident, 1min20s921).


O composto disponível em Spielberg é o macio, assim como foi o caso nos anos anteriores. A degradação por conta da temperatura é o principal desafio para os pneus em Red Bull Ring, principalmente no eixo traseiro. Na corrida principal da temporada passada, a granulação dos pneus apareceu entre as voltas 8 e 12, o que levou ao desgaste elevado dos compostos na parte final da corrida. Os pilotos que conseguiram gerenciar melhor esse fenômeno levaram vantagem sobre os concorrentes. A fase de aquecimento é crucial, especialmente em temperaturas elevadas, pois, se os pilotos forçarem demais nas voltas iniciais, podem enfrentar dificuldades nas voltas finais.



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