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Investir em comunicação estratégica é fundamental para a sobrevivência dos negócios

  • Foto do escritor: Da Redação com Assessoria
    Da Redação com Assessoria
  • 3 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

2020 ficará marcado em nossa história recente como o ano em que as empresas e negócios mais precisaram se reinventar, especialmente após o isolamento social imposto em escala mundial pela pandemia da Covid-19. No setor da comunicação, essas

mudanças precisam ser ainda mais dinâmicas e estratégicas

, para que as marcas se mantenham relevantes com todos seus públicos.

Essa é a análise das

jornalistas Marisa Valério e Camila Fraresso

– com ampla atuação em comunicação corporativa e marketing digital – compartilhada em live com os seguidores do

World Trade Center Curitiba e Joinville (WTC)

nas redes sociais.  

Pauta única na imprensa

Ninguém ainda tem respostas sobre o fim da crise e há

pouco espaço na imprensa para tratar de outros temas

sem parecer insensível. “É nesse cenário que as estratégias de comunicação desenvolvidas pelas assessorias de imprensa ganham importância fundamental. Tudo o que se faz é para que tanto o público interno quanto o externo recebam

informações seguras e relevantes

, capazes de manter a empresa em evidência e gerando negócios”, afirma Marisa, que é sócia-diretora da agência

Talk Comunicação

, especializada em assessoria de imprensa e comunicação corporativa.

Nesse momento, a imprensa está buscando

fontes de informação

entre

especialistas, técnicos, cientistas e gestores

que possam explicar esse novo cenário. “Há muito espaço para contar o que os diversos atores da sociedade estão fazendo para se proteger da Covid-19 e sobreviver à crise. Quem pode falar são os gestores e os profissionais. Por meio de estratégias de assessoria de comunicação, nossos clientes se tornam fonte de informação para os veículos, o que ajuda a projetar sua imagem no mercado.”

Base de dados

Outra vertente do trabalho de assessoria de imprensa é produzir informações, a partir de

base de dados de seus clientes

. “Essas informações – que podem ser obtidas por tabulação de dados disponíveis ou por pesquisas rápidas – são muito importantes para desenhar cenários e vislumbrar tendências. Esse conteúdo vale ouro para os jornalistas, desde que a gente saiba que tipo de informação oferecer e para quem”, explica Marisa.

Mudança de mindset

Sócia-fundadora da

Ginga Hub

, uma agência de estratégia de marketing e soluções para empresas e empreendedores,

Camila Fraresso

reforça que todo o movimento que estamos vivendo exige uma

mudança imediata de mindset nas empresas

. “Os hábitos de consumo e o olhar como o consumidor percebe uma marca estão mudando de maneira significativa. Valores como transparência e segurança serão mais do que nunca valorizados pelos consumidores. É preciso avaliar se sua empresa transmite esses valores, e se está deixando claro este sentimento para seu público.”

Ela destaca que, apesar de o

networking

ter sido prejudicado pelo cancelamento de eventos e reuniões presenciais, devemos manter uma postura proativa, preservando os contatos profissionais e criando novos em nosso círculo. “Mantenha-se

ativo em suas redes sociais

.

Treine sua equipe

: atendimento, mais do que nunca, é a alma do negócio. Além disso, faça

pesquisas com seu público

para entender quais são as reais dores neste momento, e como sua empresa pode contribuir. As redes sociais nos dão a oportunidade de estar cada vez mais próximos de nossos clientes. Use isso a favor da sua marca”, recomenda Camila.

Lives semanais

Associação de negócios que fomenta a troca de experiências entre profissionais e empresas e o networking para negócios, o

WTC Curitiba

e Joinville realiza semanalmente uma programação de lives com especialistas em seus perfis do Instagram (@wtccuritiba e @wtcjoinville) e canal do Youtube. “Diante do período de isolamento social, iniciamos essa série de lives para continuar promovendo o intercâmbio de conhecimentos e fomento de negócios com o empresariado da Região Sul, mesmo com a impossibilidade dos encontros presenciais dos grupos de competitividade”, explica

Milton Fabricio

, diretor executivo do WTC Curitiba e Joinville, que conduz as transmissões.

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