Home office: como criar um ambiente que favoreça o trabalho
- Da Redação com Assessoria
- 4 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Ter um escritório em casa talvez não fosse prioridade nos projetos de interiores de três anos atrás.Porém, com a migração do trabalho para o formato remoto e a adoção de modelos híbridos no momento atual,montar um home office bem planejado e equipado de acordo com a atividade profissional desempenhada pelo morador se tornou uma necessidade incontornável. Dianteda demanda em crescimento, profissionais de arquitetura reúnem aqui uma série de recomendações para criar um espaço prático e adequado. Confira:Movimento que veio para ficarA tendência de buscar um equilíbrio maior entre vida pessoal e profissional é anterior à pandemia e foi acelerada por ela. No modelo remoto, perde-se menos tempo no deslocamento casa-escritório e sobra espaço na agenda para atividades mais prazerosas.Em todo o mundo, um grande contingente de trabalhadores se recusa a retornar ao formato anterior, movimento que permite afirmar que o home office veio para ficar. Por isso, é hora de pensar num ambiente com menos improviso e características mais perenes. , diz a arquiteta Gigi Gorenstein.Além de ser silencioso e oferecer privacidade a fim de favorecer a produtividade, o home office requer uma boa distribuição espacial e um mobiliário que ajude a manter a ordem. Acrescentar um toque de personalidade pode ser um estímulo extra à criatividade.Planeje uma boa estruturaNo planejamentodo espaço, os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, à frente do escritório PB Arquitetura, lembram que o visual do home office da era digital precisa ser bem cuidado, especialmente o fundo visível atrás da cadeira. “”, comentam. As condições acústicas também pedem cuidado a fim de manter o ambiente livre de ruídos. Quanto à localização, o home office pode fazer parte do quarto oudas áreas sociais.Mas, se possível,reserve um local só para ele, isolado por portas.Um bom projeto de marcenaria contribui para que o escritório se torne mais prático. , lembra a dupla da PB Arquitetura. Pense em prateleiras, nichos e gaveteiros para guardar o material de trabalho, além de uma bancada com área suficiente para o desenvolvimento das atividades e que ainda acomode acessórios de organização, como porta-canetas e pastas para papéis.No home office, o uso de cores neutras e sóbrias produz um clima sereno, que ajuda na concentração.Elementos que causem distração devem ser retirados de cena. Cadeiras ergonômicas, com apoio para os braços, regulagem da inclinação do encosto e da altura do assento, são essenciais para o conforto, assim como a altura correta da mesa, que deve ficar entre 70 e 75 cm acima do piso. Outro ponto importante é a iluminação: o ideal é posicionar o escritório junto a janelas para aproveitar ao máximo a claridade natural.Para as atividades noturnas, Priscila e Bernardo preferem apostar na iluminação geral, vinda do teto, e branca, pois acreditam que focos de luz pontual e amarelada podem roubar a atenção e tirar a fluidez do trabalho.Sobre a PB Arquitetura O escritório é liderado pelo casal Priscila e Bernardo Tressino, desde 2010. Se conheceram na faculdade de arquitetura e juntos somam diversas especializações, com destaque nas áreas de design de interiores e paisagismo. Possuem mais de 10 mil m² de obras realizadas, com a colaboração de equipe 100% formada por arquitetos. Os profissionais possuem larga experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e paisagismo. Os sócios participam ativamente de todos os detalhes e etapas dos processos, realizados com responsabilidade e dedicação. Marcados por um estilo contemporâneo e criativo, surpreendem por revelar a essência dos clientes com identidades autênticas, agradando desde os mais elegantes até os mais excêntricos. Para quem valoriza o que há de mais moderno no mercado, o escritório oferece a possibilidade de navegar nos futuros ambientes, através de óculos de realidade virtual e projetos 3D de altíssima qualidade.
Comments