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Atividade do comércio abre 2014 em alta de 1,7%, revela Serasa Experian
[06-02-2014]
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De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas abriu o ano de 2014 em alta. Houve expansão de 1,7% na atividade varejista em janeiro/14 na comparação com dezembro/13, já descontados os fatores sazonais. Na comparação com janeiro de 2013, a alta do movimento varejista foi de 5,9%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as liquidações de início de ano e as promoções do varejo automotivo, atraindo os consumidores para as concessionárias por conta da virada da tabela do IPI, impulsionaram a atividade varejista neste início de ano. As férias de início de ano, favorecendo o segmento de combustíveis e lubrificantes, e a onda de clima quente e seco neste verão, auxiliando o segmento de material de construção, foram fatores adicionais ao resultado positivo da atividade varejista em janeiro de 2014.
 
Os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática (crescimento de 7,4%) e o de combustíveis e lubrificantes (alta de 4,2%), puxaram para cima a atividade varejista em janeiro de 2014. Também com resultado positivo registaram os segmentos de material de construção (1,7%); veículos, motos e peças (1,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (1,1%). Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas acusou queda no seu movimento em janeiro de 2014 (recuo de 0,3% perante dezembro/13), embora tenha crescido 7,4% contra janeiro de 2013.
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.
Você também lê esta notícia em:
http://noticias.serasaexperian.com.br/





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